A Fundação

Nossa História

A Fundação Abílio Alves Marques

A Fundação Abílio Alves Marques foi instituída em junho de 1989 por iniciativa de Aracy Marques Araújo, tradicional fazendeira de Bebedouro, que destinou, em vida, suas propriedades para que esta instituição se tornasse realidade. A comunidade de Bebedouro tem o privilégio de contar com uma instituição que atua diretamente na prevenção e diagnóstico do câncer, oferecendo apoio médico aos portadores de câncer menos favorecidos utilizando tratamentos paliativos (Terapia da Dor), proporcionando ainda suporte psicológico, assistência e desenvolvimento social aos pacientes e seus familiares. Foto: Fazenda Santa Irene

Nossa Fundadora

Aracy Marques Araújo

Ou, simplesmente, Dona Aracy, nasceu no dia 20 de dezembro de 1908, na Fazenda Santa Irene, localizada na região de Bebedouro. Filha do fazendeiro Abílio Alves Marques e Irene Guimarães Marques, passou parte da infância e a juventude em São Paulo, estudando em colégio interno. Embora sua educação tenha sido requintada, Dona Aracy conservou o gosto pelas coisas simples da vida, principalmente pela natureza. Desde que ficou viúva, administrou a fazenda Santa Irene em Bebedouro, e a fazenda São Luiz do Mandy, em Barretos, que adquiriu posteriormente. Depois de perder seu pai em consequência do câncer, Dona Aracy deu atenção especial aos portadores da doença, cultivando na comunidade de Bebedouro e região uma história de combate ao câncer e prestação de serviços a pessoas não possuidoras de recursos financeiros para tratamento. Dona Aracy foi exemplo para a comunidade por seu amor à agricultura e exemplo de pioneirismo e coragem, e, sobretudo pela nobreza da instituição que fundou, a Fundação Abílio Alves Marques de Prevenção e Combate ao Câncer. Dona Aracy faleceu em 29 de janeiro de 2007.

Recursos

A Fundação é autossustentável, ou seja, mantém-se com os recursos provenientes das produções das fazendas: Santa Irene, em Bebedouro, São Luiz do Mandy, em Barretos e Fazenda Congonha, em Pirajuí.

Instalações

Anexo ao Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira, em Bebedouro, o Ambulatório de Prevenção e Diagnóstico do Câncer presta serviços ambulatoriais aos pacientes oncológicos, em espaço composto por recepção, consultórios e salas de exames, pequenas cirurgias e demais especialidades.

34 anos da Fundação

São três décadas transformando vidas através da prevenção e tratamento do câncer.

Missão

Produzir, administrar e aplicar recursos para atender, com excelência e acolhimento, a população de Bebedouro na prevenção, diagnóstico e possível tratamento do câncer, visando a qualidade de vida do paciente e seus familiares

Visão

Ser reconhecida na produção de seus próprios recursos, contribuindo com a excelência no atendimento, alicerçado nos princípios de humanização, acolhimento, amor e respeito ao próximo, amenizando a dor dos pacientes oncológicos e seus familiares.

Valores

• Responsabilidade socioambiental;
• Conduta ética;
• Qualidade;
• Excelência no atendimento;
• Cooperação;
• Humanização.